quinta-feira, 15 de março de 2007

Guy from Turkey

Outro dia estava preparando uma comidinha brasileira (macarrão com molho branco.. ...Italiana na verdade!! hehehe), quando recebi uma visita inesperada, com um prato de comida na mão.
Meu inglês permitiu agradecer a comida e, claro, saboreá-la....Dei sorte por que 5 minutos depois meu fogão parou de funcionar por algum motivo.

Hj a mesma visita se apresentou... e me disse “I’m from Turkey”... (aliás, quase todos os meus vizinhos são estrangeiros). Quando ouvi o nome do país logo pensei “mantenha distância” apesar da simpatia e da facilidade de comunicação.

Por aqui, tenho muitas vezes essa sensação, de estereotipar ou generalizar países e raças. Um sentimento muito forte. Porém, não sinto a mesma coisa em relação a Suzana ( provavelmente por ela ser da Polônia e, eu não saber muita coisa sobre a personalidade do povo Polonês).

Fico me perguntando o que passa na cabeça das pessoas quando eu falo “I’m from Brazil”?.... sei que o sorriso vem fácil, mas qual é o estereotipo? Alguns brasileiros me disseram que os homens logo pensam nas mulatas e na prostituição.... já para meu professor de inglês (descendente de inglês) o Brasil representa a mistura de raças, a harmonia, a amizade ( mal sabe ele coitado.... hehehe... brincadeira).

Nenhum comentário: