quarta-feira, 6 de junho de 2007

Popularidade!! heheheh

Nossa! depois do último post … senti que esse blog anda muito reclamao!.. assim, ele vai perder a sua grande popularidade !!! (hahaha) ... Quando busco no google nem consigo mais achar ele.

Bom... Hoje sai para caminhar e resolver umas questões antes de embarcar para Moçambique ...... acabei lembrando de alguns fatos engraçados que ocorreram comigo devido a comunicação:

- No começo comprava cartão para ligar ao Brasil.... Para isso precisava do cartão local e do cartão internacional. .. Pedia “please, um cartão telefonico local?”O vendedor me olhava, confuso e eu repetia, “por favor, quero comprar um cartão local”.... Até que descobri que o maldito nome do cartão é: Telekom.

- Outro dia ..... Pedi um hambúrguer em um restaurante e precisava comer na sala de aula.. ..por que tinha prova .. sei lá.... tava correndo por algum motivo.... Ai quando fiz o pedido disse em inglês “por favor para viagem” (sim!!! Usei a palavra travel!) o vendedor me olhou com uma cara !!! .. hahahah.. muito engraçado.. aí expliquei... para comer em casa,.. não aqui... .. Ele falou ... ahhhhh, take away!... hahah aprendi !.. na marra, mas aprendi.

Tem mais!.. muito mais ... vamos ver se eu lembro!!

- Ahhh o táxi .. a maldita palavra táxi... que aqui serve para denominar à lotação ....Aliás, ..to achando que lotação em cada país tem um nome... olha só, em Moçambique o nome é: Chapa Cem, na Angola é: esqueci, aqui é: táxi.. ... isso é tão confuso que deveria ter uma determinação internacional que regulariza-se o nome da lotaçao...hehhehe ...

Lembrei ! Um dia estava conversando sobre essas diferencas linguistica em um jantar... e uma senhora nascida em Portugal, que mudou p/ Mocambique quando pequena, e expulsa ou fugida acabou parando por aqui... disse naquela voz de senhorinha mais velha e respeitavel: “o nome correto e’ Autocarrro”.... hahahahaah !!!!! A filha dela disse: " Mamae! em cada lugar tem um nome"....

Como tinha brasileiro de varios lugares... ..la fomos nos, lembrar dos nomes das Vans, em cada regiao do pa'is......... As particularidades de cada regiao do nosso pais, sao realmente adoravel!

- Mas eu tb quando empaco com uma coisa é duro viu .. num saí... Até hoje não consigo convencer certos garçons para não colocarem pimenta na minha comida.. na verdade, não sei se é minha falta de comunicação, ou se a comida já está previamente preparada com pimenta não sendo possível retira-lá.

Sem duvida essa diferen’ca linguistica.. fica muito mais engraçada em Mozambique.... como por exemplo .. o pequeno almoço; sabe o que é? ...... café da manha! .... Chop é : 2M... uma marca local...(bom, viu!!!)... Aqui chopp é: draft (pelo menos é assim que se pronúncia)... demorei para aprender essa tb.

Ahhh .. hj em dia como me sinto um pouco mais segura com a língua... ...a mão de vaca aqui.... começou a pechinchar.. imagina só!? eu pechinchando em inglês???!!! Hahahahah.

Tem um fato curioso... os vendedores se esforçam e acabam entendendo o que eu estou querendo expressar..... mas, em compensação as tiazinhas da universidade (que parecem alguns funcionários públicos aí do Brasil) não entendem, não se esforçam e não ajudam.. ai!!!! Que raiva!!

Ps: Gostaria de saber quem é o ser com o codinome anônimo que anda realizando comentários? (curiosidade!!)... please, diga no próximo comentário quem é vc?

2 comentários:

Anônimo disse...

ô dani, quem vc. acha q é? esse negócio de anônimo dá asas para a imaginaçÃo...é o lucas...eu mando msg no anonimato pq economizo no username e no password..hehe...

Unknown disse...

Oi Dani,estou adorando os seus comentários.
Mas vc sabe que até aqui os nomes saõ diferentes?Não esqueço,quando Gui ,foi ao primeiro dia de aula.Caiu o estôjo de lapis do colega ,e ele disse estôjo,foi risada geral,pode?Sabe que é PENAL,?O local de lavar carros é LAVAÇÂO?O Gu acha horrível este nome.
E outras coisinhas que no momento naõ lembro,e aqui hem tão pertinho der SP.È só mudar o local,que muda tudo.Em Curitiba então....é mais diferente ainda.
E estou aprendendo Italiano,agora sim que o bicho pega.Como é duro aprender outra lingua hem?
Bem querida ,gostei de ver vc nas fotos,mata as saudades um pouco.
E porque naõ aproveita e aprende Alemaõ com este ai,seria legal.O linguinha dura de entender,aqui tem muito Alemão,tbém.
Bem Dani ,só passei pra escrever um pouquinho,beijo no seu coração.