segunda-feira, 7 de maio de 2007

Branco .... Negro

Caminhando pela linda universidade na qual estudo ..... arborizada, jardins aparados, prédios conservados, alunos inteligentes e bem afeiçoados, de todos os tipos e de todas as raças, tagarelando pelo corredor,........ quase me esqueço que me encontro na África do Sul ....onde há 13 anos atrás, apenas 13 anos, havia um dos piores regimes de segregação racial do mundo (denominado de apartheid)....

Essa história infelizmente não pode ser apagada de uma hora p/ outra .... o uso de uma simples borracha não ajudaria....

Assim, ao andar no corredor do prédio principal olho p/ o lado esquerdo...... digo p/mim mesmo.... NÃO!!!... Olhe outra vez, por favor?!.... olho de novo, mas agora fixamente.... balanço a cabeça......... Vejo uma multidão de jovens brancos, APENAS brancos (aproximadamente 1000). Alunos da mesma escola secundária!.

Continuo andando... agora ao ar livre..... quando após uns 5 minutos..... uma multidão de jovens negros sobem as escadas, só NEGROS ..... todos alunos de uma outra escola secundária..... Balanço a cabeça ... mais fortemente ...

Já haviam me falando que aqui existem escolas de apenas negros ou apenas brancos, aliás a maioria das escolas.......mas eu precisava ver por que para minha ingênua cabecinha isso era um absurdo ..

Questão: O apartheid acabou??? Como a África do Sul deseja acabar com a segregação se continuam a dividir as “cores” nas escolas primárias e secundárias..... O que esses jovens irão aprender com esta divisão?...

3 comentários:

edilson disse...

adorei o seu blog. gostaria de manter contato pois pretendo fazer meu mestrado fora do pais e acho a africa uma boa opção para minha area que é literatura. edi123@ig.com.br

Guilherme Ferroni disse...

Querida

Bom dia ,ou boa noite,ou porque naõ boa tarde.
Meu doce anjo...
Deixe que seu dia fique mais belo
Perceba que erros acontecem
Procure vencer o medo,
Jamais desanime
Comunique-se
Não permita que o mau humor te envolva
Alimente sempre sua paz interior
Com fé e esperança
Tome sempre o melhor
remédio para sua vida:O OTIMISMO!!

Tenha um lindo e abençoado dia,ti amamos ,mil beijos

Daniela Sampaio disse...

se quiser manter contato .... e so me enviar um email.. sampaiodany@gmail.com