sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Ingles novamente

Pesquisando no Google percebi que o post mais visitado neste Blog foi o intitulado por mim de “inglês”. ...além disso, vira e mexe recebo emails de pessoas que me solicitam conselhos sobre cursos, dificuldades com inglês, desespero, etc... então, nesta fase na qual ainda continuo em apuros ... apertos de todos os tipos, desde inglês até muito azar..... resolvi voltar ao assunto.

Sem dúvida meu inglês melhorou e “is improving”... Contudo, como na vida nem tudo são flores, ele melhora, mas em um ritmo mais lento do que o necessário....Meu amigo peruano..... insiste que isto é minha culpa... para me forçar a estudar mais e mais.... Talvez, com a questão da pesquisa do mestrado emperrada, até o presente momento, realmente devo estar dando uma atenção menor do que deveria ao meu inglês.

Na verdade, a história é a seguinte, nada na vida se conquista sem muito esforço (quer dizer para a maioria das pessoas deste mundo) .... Comigo não é diferente..... A minha história de dificuldades com o inglês começou no colegial, quando por muito pouco não reprovei nesta matéria .... o que seria um absurdo em um colegial técnico...... Posteriormente, ocorreu um caso bem engraçado e que de certo modo marca a minha vida até hoje..... quando estava decidindo o que prestar no vestibular fui a uma psicóloga que faria uma espécie de orientação profissional.
E ela me perguntou: “O que vc está pretendendo prestar?” Eu disse: “Direito, Administração, Economia ou Relações Internacionais ... mas, para ser mais sincera estou bem propensa a prestar Relações Internacionais”....... Aí, logo em seguida a psicóloga me fez a seguinte pergunta: “Vc sabe inglês?”... Eu disse: “Não.. mas, eu posso aprender” (afinal na minha cabeça aquilo seria a coisa mais simples do mundo, se conseguisse superar o cursinho e entrar na faculdade,... também poderia superar o inglês, ora bolas!!!).

Bom..... entrei em Relações Internacionais em penúltimo lugar (mas, com uma ressalva, na fuvest simplesmente chutei todas as questões de inglês - 3 acertos de um total de 14 questões) hahaha.. deve ter sido a pior nota de inglês de um aluno de RI.

Claro, imediatamente após estar na faculdade iniciei um curso de inglês na cultura inglesa.... Beleza... foi ótimo o primeiro nível.. já o segundo nível foi péssimo (professores com muita má vontade e sala cheia).... Aí resolvi fazer aulas particulares (hoje percebo que foi uma péssima idéia ..... primeiro devido ao meu nível que era básico e segundo por que preciso de pressão, provas, exercícios contínuos, interação, etc).

Ahhh, no curso de RI, por muito pouco quase que a coordenação do departamento decide apenas dar o diploma para alunos que passassem no exame do TOEFL (Test of English as a Foreign Language - exame de proficiencia en Ingles dos EUA) .. hahahahah até faz sentido .... mas, se isso tivesse acontecido não teria pego meu diploma até hoje!!!

Por fim, estudei inglês por aproximadamente 3 anos e vim p/ cá ........ idéia de jerico... poderia ter vindo mas, nunca para fazer mestrado em conjunto..... Contudo, porém, entretanto (parafraseando minha mamae)......atualmente a sensação é bem mais aliviante em relação a se comunicar em inglês.... sei que ele não é tão bom agora... mas, tenho certeza que ele melhora com o tempo... e, me viro com ele numa boa... Também percebo que o esforço está valendo a pena... atualmente entendo uns 70% das aulas de mestrado, converso com as pessoas nas ruas com muito mais facilidade ....e, se elas tem boa vontade e interesse em conhecer culturas novas geralmente nos tornamos amigos.

Como diz a minha professora apenas sabendo novas línguas vc realmente pode conhecer novas culturas ......e, devo confessar que realmente eu adoro esta possibilidade de interagir com pessoas de lugares completamente diferentes como acontece atualmente. Já conheci pessoas do: Paquistão, Coréia, China, Taiwan, Índia, Jordânia, Ruanda, Congo, Camarões, Botsuana, Turquia, Zimbabua, Nigéria, EUA, Grécia, Franca, etc, etc.
Então para vc que está no básico só posso dizer que a luta é árdua ... e, um dia poderá ser superável!!!!heheheheh Sorry.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Dani,

Quanto tempo heim...espero q esteja tudo bem por ai, vou add esses no meus favoritos para ver as peripécias que anda aprontando por ai.

Bjs e excelente sucesso no mestrado.

ass: Adivinha quem é?