domingo, 22 de julho de 2007

Cape Town !!!!

Europa Africana ??? Todos brancos, bem vestidos, nas ruas apenas carros de luxo!!!!!
Após um tempo, percebi que Cape Town era bem diferente de Johannesburg ..... a primeira diferença que ressalta aos olhos e faz refletir em cima da seguinte questão:
Cadê os negros? Estou no continente africano mesmo? .....
Hum!!!! Algo muito estranho acontece no “reino da Dinamarca” !!!!

Com o tempo descobri que os pobres se localizavam nas famosas " townships" (lugares onde os negros eram confinados a viver na época do Apartheid) ..... Atualmente, esses lugares são muito similares as nossas favelas.... Porém, nesta cidade (diferente do Rio, um pouco mais parecido com São Paulo)..,... as favelas se localizam longe do centro e das áreas turísticas...... os pobres em Cape Town são necessariamente negros (mais precisamente os colours – descendentes de..... )....
Assim, rapidamente, foi possível constatar que o programa de Black Economic Empowerment (desenvolvido pelo governo federal da África do Sul para... ) até o presente momento se encontra `a largos passos da província de Cape Town..... diferentemente de Johannesburg onde é possível verificar negros se inserindo na classe média e alta.

Ou seja, por enquanto em Cape Town brancos vestem smoke e negros uniforme.

Sem ignorar os milhares de problemas sociais que a cidade de Cape Town apresenta.... devo lembrar que me senti melhor lá do que aqui em Johannesburg .... Por que Cape Town assim como o Rio foi abençoada por Deus!!! Apresentando uma natureza esplendida e, muita, muita praia!!. .... Além disso, ao contrário de Johannesburg a criminalidade ainda permanece em um patamar normal.... Desta forma, pela primeira vez na África do Sul me senti segura.... andava pelas ruas sem medo...
Por fim, as pessoas me tratavam com simpatia e atenção (o oposto de Johannesburg... que nesse quesito é bem similar a São Paulo... Fria!! Gelada demais para um forasteiro solitário que necessita de toda a atenção imaginável! heheheeh)

Bom..... férias merecidas.... Na verdade, obrigatória!! para acalmar os ânimos, que já estavam me mandando de volta ao Brasil antes do final do curso e o aprimoramento do inglês.

Nenhum comentário: