Me encontro em Moçambique à quase duas semanas....
Moro em uma casa que divido com mais dois garotos..... Um deles é alemão e o outro é um mentiroso de marca maior porém gente boa (ainda não descobri sua nacionalidade.. e nem pretendo)..... Por essa casa pagarei a exorbitante quantia de US$300 dólares por aproximadamente 18 dias ...
Sem dúvida seria possível pensar em um bom roteiro de filme sobre a minha vida nesta casa.... Cada dia aparece por aqui uma história nova e uma pessoa de um país diferente... todos amigos do alemão (que se chama Till... minha habilidade lingüística apenas consegue chama-lo de Tiu.. heheheh).
O Till fala um razoável português de Portugal ... por isso ele tem dificuldade p/ entender o português brasileiro.. principalmente quando eu falo rápido por esquecer que ele é estrangeiro ...
Todos os outros amigos do Till também falam português... uns falam um pouco melhor, outros pior.......
Como português é uma das últimas línguas em escala de importância p/ os alemães (segundo as palavras do pretensioso Till) essas pessoas também falam Inglês, Francês..... e no final resolveram aprender português.
Além da Alemanha também se encontra por aqui.. suecos, noruegueses, franceses, holandeses... etc, etc, etc....
Pergunta: O que todos esses estrangeiros fazem por aqui??
Isto está relacionado com a enorme dependência de ajuda externa da nação Moçambicana.
A pobreza está estampada nos números (Ex: Moçambique detém um dos piores IDHs do mundo, posição 168°.... produz apenas 50% do que consome, o resto dos 50% é doação externa, a expectativa de vida em 2001 foi de 38,1, a taxa de HIV é de 15,6%, cerca de 54% da população adulta é analfabeta).
Além dos números a pobreza também pode ser sentida no dia dia..... na submissão, na vida simples, nos hábitos, etc.
Diante de todo esse quadro de miséria se encontram as ONGs ( de todos os tipos, de todos os tamanhos, com todas as intenções possíveis... umas mais úteis, outras distribuindo dinheiro a esmo).
Ahhhh não podemos esquecer dos Sul Africanos.. mas, esses pelos menos não escondem suas pretensões .. eles procuram em Moçambique assim, como nos outros países da África Austral (Zimbabue, Botusuana, Zambia, etc) expandir seus negócios e explorar mesmo!! (desde recursos naturais até a população, por se acharem superiores).
Voltando a rotina da casa.... Acredito que por aqui aprendo mais inglês do que na África do Sul..... Tanto Till quanto o outro garoto (que disse se chamar Zig) falam inglês entre eles ...... Aliás, até mesmo a empregada fala inglês ...e fala tanto que as vezes cansa... (eu já estou ficando com complexo hahahahhahahahhahah)..
Zig é uma grande incógnita ... Cria histórias de todos os tipos... diz que já viajou por todo o mundo.... que é rico.. que tem um milhão de casas, etc... ele disse que trabalha vendendo um produto químico branco para uma grande multinacional... (to achando que é cocaína hehehe)....
Bom..... mas coisa boa não é!!! Certeza!!!... Ele fica o dia inteiro em casa e, às vezes aparecem umas figuras aqui para fazer reuniões com ele... O que Zig denomina de negócios.... suas reuniões são sempre obscuras, com meias palavras... do pouco que ouvi, poderia dizer que Zig é um fugitivo..... ele busca por um passaporte moçambicano ...............
(Pergunta: para que raios ele precisa de um passaporte moçambicano?).... resolvi não ouvir mais ... por que isso poderia ser perigoso..
Outro dia ouvi ele conversar no telefone, dizendo:
“olha vamos nos reunir em casa por que a essa hora na rua tem muita polícia, muita gente, etc”...
Uma vez quando estava andando com ele na rua.... vimos a polícia... ele simplesmente deu meia volta ... e me disse que não tinha passaporte por isso era melhor não passar perto da policia... nesse mesmo dia, dentro do táxi, voltando para casa, passou uma viatura próximo de nós.... com a sirene ligada.... olhei para o Zig e, percebi que ele tinha abaixado a cabeça, para não ser visto pela polícia????!!!!.... sei lá.
Para mim Zig é Sul Africano, é faz algo escuso por essas bandas..... mas, o que ele faz?? eu não sei..... A mesma opinião é compartilhada pelo Till e pela empregada que trabalha em casa.
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário