quinta-feira, 29 de março de 2007

South África (contato com os nativos)

Ai.. Ai ...!! Meu contato com as pessoas daqui é tão raro que às vezes tenho pena de mim mesma... hehehehe... Hoje, veja só, apenas hoje, quase 2 meses depois que moro em Johannesburg, consegui ter a primeira conversa, de mais de 2 horas com um Sul Africano. (claro tirando as minhas aulas de inglês, mas que não contam né?!).

Foi ótimo, por que ele é negro, tem 26 anos e nasceu aqui em Johannesburg. .... Conversamos sobre:
- A transição do regime, em 94 com o fim do Apartheid.
- Como era a divisão na escola entre brancos e negros antes de 94...... Na escola ele foi obrigado a aprender, Afrikans (uma língua de uma parte dos brancos que vivem aqui).
- Ele demonstrou sua má impressão sobre a imensa imigração de outros países da África para cá.
Assim, tive a oportunidade de sentir um pouco melhor como essa nova geração convive com toda essa mudança.

Além disso, conversamos sobre diferenças culturais. Na qual tive a oportunidade de saber sobre os vilarejos do interior da África do Sul, onde existe poligamia, reis e as pessoas são extremamente pobres. ....Ahhhh! ele me contou que os nomes dos Sul Africanos na sua língua nativa sempre tem significado ...

Folgados ou diferença cultural?!

Acredito que do ponto de vista da cultura brasileira as pessoas que conheci por aqui, até o presente momento, são folgadas, ou talvez sem simancol .... Não me entenda mal, deixa eu explicar.

Eles (tanto as mulheres quando os homens) não vão lhe dar passagem (como uma gentileza de cavalheiro ou de dama) ...vão sempre querer sair na sua frente.....Da mesma forma, não espere no elevador por alguém segurar o botãozinho que mantêm a porta aberta para você poder sair tranquilamente.
Também se estiver numa fila para usar, por exemplo: o telefone ou o computador.... Esqueça! Ninguém vai perceber que você está esperando. Ou seja, eles vão ficar lá o tempo que acharem necessário, sem se importar com você (e isso é independe da cor da pessoa que está esperando)
Caso ofereça alguma comida por educação... pense duas vezes ..principalmente se você estiver com fome..... por que eles vão aceitar e, pegar um boa porção do seu lanche ou do seu almoço......... Hoje em dia eu não ofereço mais, ou às vezes compro porções em dobro hehehehe

(os brasileiros me disseram: que aqui quando alguém lhe oferece alguma coisa nunca será apenas por educação, ou seja, se ofereceu é por que realmente queria lhe oferecer... Ainda estou em fase de teste sobre essa afirmação).

Tá tá. tá bom!? To exagerando...então escuta essa da Janet (from Zimbábue).. Adoro a Janet!! ....Mas, está aí uma pessoa que num tem simancol nenhum:

Outro dia eu estava no quarto da Polonesa sentada na cama dela, enquanto ela fazia revisões ortográficas no meu texto.... quando chega a Janet (dizendo que também iria me ajudar)... Como a Polonesa não tem outra cadeira, Janet resolveu dividir a cadeira com a Polonesa...No entanto, Janet é um pouco ...digamos.. gordinha....
Imagina só! .. num deu outra..... uns 10 minutos depois a Polonesa estava fora da cadeira com as pernas flexionadas realizando a revisão..... e a Janet dando palpites esporádicos... A Polonesa muito educada num falava nada .... hehehe.. Foi o máximo!!!
Bom ... eu já estava ficando incomodada com aquela situação e dei um toque sutil (sorrindo e apontando) porém, num adiantou nada.... Janet apenas deu um pequeno espaço e ficou lá até o fim (acho que no total foram umas 3 horas de revisão) hahahaha.

Essa história tava bem engraçada devia ter tirado uma foto das duas (quer dizer de uma só) na cadeira.
Janet é assim, um amor de pessoa, desejo toda a sorte do mundo p/ ela!!!! Naquele país complicado chamado Zimbábue, aliás, infelizmente qualquer dia estoura uma guerra civil por lá... depois escrevo sobre o Zimbábue.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Seco

Em outro país é possível aprender muito sobre o seu próprio país.

Exemplos: Agora entendo o que é o ar 'umido do Brasil comparado com o ar seco daqui. O que são as constantes chuvas daí (na maioria das regiões mesmo se você não estiver na Amazônia) com as escassas e rápidas chuvas daqui.
O que são nossas florestas (mesmo na nossa quase extinta Mata Atlântica) em comparação com a Savana (um mato ralo) daqui..... heheheh..... O que são nossos animaizinhos (macaquinhos, onça pintada, tamanduá, etc) com os cinco grandes daqui (elefante, rinoceronte, leão, girafa, hipopótamo, etc).

Tem mais... porém, agora num vem ao caso....Voltemos ao seco .... pq essa era a intenção deste post...

Meu corpo está se tornando seco, minha pele, meu pé, minha mão, mas, o pior mesmo é minha boca.. não posso passar um dia sem usar protetor para os lábios... Sério, um dia! Aqui realmente é muito seco!!! Se passar um dia sai sangue, fica inchado ... um horror !!!

Pepper or Chilli

A primeira coisa p/ perguntar ao garçom após escolher o prato é: Tem Pepper ou Chilli,ou qualquer coisa parecida? .... pior que eles sempre vão dizer que não, e quando tem eles dizem que vão diminuir..... o que não adianta em nada por que, no geral, para o nosso paladar a comida é muito apimentada!.

Outro dia fui experimentar o prato típico de Ghana....Arroz e um molho vermelho......Para que?!.... Colher na boca e 5 segundos depois água!!!... Disse a eles que tinha muita pimenta... Gift (a ghananse) sorriu e me disse:
“Num é que tem pimenta, o molho só é feito de pimenta” hahahaha.

Na África do Sul a comida mais comum é: um molho muito apimentado com um tal de PAP.. ...feito da farinha do MAIZE (achei que fosse igual a nossa maisena... por que, a tal da PAP é um purê branco sem gosto)...mas não é ... Aliás, o MAIZE daqui deve ser um híbrido do milho, um trasgênico.....heheheheh.... Por que, os grãos e a espiga são bem maiores....
Não se preocupa você não esta perdendo nada...o milho normal é mais saboroso.

Assim quando estiver na África de maneira geral não esqueça!... eles adoram uma pimentinha..... mas não é aquela comidinha “quente” de Salvador..... aqui é HOT !!! ..muitoooo apimentado!

Ok... então, a saída seria escolher um restaurante Indiano ... Pior!.. se bobear é mais quente.
Talvez a comida dos brancos seja menos quente.. porém comer comida de branco na África não tem graça, né?! Heheheh.

Ahhhh.. Você já entendeu da onde vem o sabor quente de Salvador?

Novidades.. Good News

Depois de alguns dias meio down .. bem desanimadinha...... levantei a cabeça e resolvi dar a volta por cima!!!... hehehe... Acredito que sem dúvida bom humor atrai coisas boas!!

Assim na terça feira após o final de semana em Pretória e alguns empurrões vindos do Brasil (Obrigada).. acordei de bem com a vida.... e, também morrendo de medo por que deveria apresentar um rascunho de um trabalho que não havia terminado.

Resolvi enfrentar e fui para apresentação....... para a minha sorte professores sempre gostam de mim (claro antes de verem os meus exames, sou melhor com a fala do que na escrita ... mas aqui, isso não faria sentido, minha comunicação em inglês é more or less o que torna meus argumentos também mais ou menos...... Bom vai entender)..
Só sei que conversa vai e conversa vem.. Escolhi o tema do trabalho, não apresentei rascunho nenhum e, simplesmente o supervisor do curso perguntou se eu gostaria de ajudá-lo em uma pesquisa em Moçambique (com tudo pago, por 5 ou seis dias). Sendo que teria que conectar esse trabalho extra com o trabalho final do curso que estou fazendo com ele.

Advinha? Topei na hora...
Então, ele chamou uma outra professora que fala um Português mais ou menos... conversamos bastante..... sobre a pesquisa e sobre a África do Sul.. ela me fez uma pergunta engraçada:
" Mas vc vai ficar aqui apenas um ano? Por que não fica mais?" Sorri!!... pensei .. “Imagina apenas um ano... um ano de muitaaaaa saudade” ! hehehe.

sexta-feira, 16 de março de 2007

Folgados ou diferença cultural?!

Esse post fica p/ semana que vem ...
Pq to indo p/ Pretoria !!!

O bicho tá pegando por aqui !!!!

Apesar das fotos abaixo aparentar que a vida por aqui é “mamão com açúcar” ....
A verdade é que enquanto sinto muita saudade do Brasil, os lacos daqui não aumentam ... Em conjunto, a dificuldade de comunicação, se opõe com a necessidade de cada vez mais ter de me expressar.

Por isso, penso logo existo ....hehehe (seria melhor apenas estar cursando um curso de inglês e não um mestrado). Só não efetivo este pensamento por que falta coragem!
Segundo algumas pessoas essas sensações ocorrem por que é minha primeira vez fora do país. Pode ser ?! Porém, a única coisa que tenho certeza: é difícil viu !!!

O mestrado e os alunos apresentam falhas básicas. Desde, a falta de aprofundamento dos temas, através de estímulos ao uso da ferramenta mais importante do ser humano: cérebro. Até, uma divisão entre os alunos, aparentemente impensável por que afinal somos apenas 5.
(Os Ghanenses não são nada solidários e algumas vezes demonstram opiniões semelhantes a um gerente de empresa)

Assim vou vivendo e reforçando o pensamento que o mais importante aqui é aprender Inglês... e, claro aprofundar meus conhecimentos sobre a cultura deste país (composta por meandros e conflitos mal resolvidos).

quinta-feira, 15 de março de 2007

Andar na Rua e Cerveja

Andar na Rua - Andar na Rua, que isso??..... andar na rua não!
Aqui todo mundo anda de carro. Olha que num é qualquer carrinho, tem muito carrão na rua. BMW, Mercedez, carro conversível p/ lá e p/ cá...
Vc precisava ver o carro do meu professor de dança, parecia um Porshe (se bobear até é).

Cerveja - Cerveja grande?! Dificil de encontrar. Tem que ser long neck. Não se vende cerveja em supermercado. As vezes se encontra vinho.
Segundo meu professor isso é influência da legislação inglesa. Mas parece que já está sendo alterada.

Guy from Turkey

Outro dia estava preparando uma comidinha brasileira (macarrão com molho branco.. ...Italiana na verdade!! hehehe), quando recebi uma visita inesperada, com um prato de comida na mão.
Meu inglês permitiu agradecer a comida e, claro, saboreá-la....Dei sorte por que 5 minutos depois meu fogão parou de funcionar por algum motivo.

Hj a mesma visita se apresentou... e me disse “I’m from Turkey”... (aliás, quase todos os meus vizinhos são estrangeiros). Quando ouvi o nome do país logo pensei “mantenha distância” apesar da simpatia e da facilidade de comunicação.

Por aqui, tenho muitas vezes essa sensação, de estereotipar ou generalizar países e raças. Um sentimento muito forte. Porém, não sinto a mesma coisa em relação a Suzana ( provavelmente por ela ser da Polônia e, eu não saber muita coisa sobre a personalidade do povo Polonês).

Fico me perguntando o que passa na cabeça das pessoas quando eu falo “I’m from Brazil”?.... sei que o sorriso vem fácil, mas qual é o estereotipo? Alguns brasileiros me disseram que os homens logo pensam nas mulatas e na prostituição.... já para meu professor de inglês (descendente de inglês) o Brasil representa a mistura de raças, a harmonia, a amizade ( mal sabe ele coitado.... hehehe... brincadeira).

quinta-feira, 8 de março de 2007

RHINO & LION- Valeu Eduardo!!!!


Depois eu conto essa historia pessoal.... ja que desta vez com certeza "as imagens valem mais do que mil palavras" !!!!

Leoes





(Comida - Um cavalinho inteiro!!)




Cheetah


Comida ( Apenas um cavalinho)







Leoes e outros animais (esqueci o nome)





Caverna (bom isso tem no Brasil) hehehe