terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Brasil fica em qual continente?

Ontem estava conversando com o pessoal do Zimbábue sobre o Brasil... quando perplexamente escuto a pergunta:
Parte da Amazônia se localiza dentro do território brasileiro?... logo em seguida veio outra pior .... Mas o Brasil não fica no continente Europeu? ....
Nossa !!! Pensei sobre a minha noção geográfica dos paises do continente Africano, que nao era la' essas coisas..... porém, ao mesmo tempo pensei no tamanho do Brasil que ocupa boa parte da América do Sul....
Bom...to achando que apesar deles gostarem muito do Brasil, sabem muito pouco sobre nós..... Além do Futebol, da nossa alegria, Maracanã, samba, etc.

Bode (transporte publico).

Bom, andei saindo à noite nos últimos dois finais de semanas, porém o sacrifício para conseguir se locomover até a balada foi tão grande que me deixou de bode.
O que tá rolando aqui é pegar carona..... Para vcs terem uma noção já peguei carona até com o professor de inglês.
Mas isso, de depender de transporte, irrita!.... O que me faz pensar seriamente sobre a possibilidade de comprar um carro. Com carro o mundo aqui seria outro....
Só tem três problemas: com o dinheiro que tenho compraria um carro bem usadooo, também sobraria pouca grana para o resto..... e o pior, como venderia o carro depois?

Recapitulando o meu post sobre os Ghanenses

Para ser um pouco mais clara, os Ghanenses não consideram que vivem em um país pobre. Segundo eles Ghana é um país em desenvolvimento, assim como Coréia, Tailândia, China, Índia, etc, etc.
Inclusive segundo a opinião deles o Brasil sim é muito pobre. Por exemplo: eles acreditam que o Brasil é mais pobre do que a África do Sul. Para mim isso é falta de estudar geopolítica básica na escola.

Hj o professor disse que Ghana é um pais pobre mas não detém a nossa enorme desigualdade social.
Sem duvida va'rias das regiões do Brasil estão bem á frente dos países aqui da África inclusive da própria África do Sul.
Hahahahaah essa frase demonstra a nossa enorme desigualdade.
Um Brasil, contudo dois paises distintos!

Historinha - Segregação atual “Brancos X Negros na Piscina”

No primeiro final de semana
Sábado – Olhei na piscina da facul e reparei que apenas havia brancos. Achei estranho, mas não muito. Porém no domingo – Olhei na piscina e só havia negros... Bom realmente, a segregação por aqui é pertinente.

Inicio das aulas – 12/02
A universidade lotada, muitos brancos, com certeza desproporcional em relação à sociedade. Se somar os brancos com os Indianos, eles representam aqui na faculdade uns 50%. Se contar com os imigrantes da África dá uns 60%.
Bom não esqueça que os negros na África do Sul representam aproximadamente 70% da sociedade.

Preenchendo Formulários

Em quase todos os formulários que preenchi me deparei com a seguinte questão:
Escolha sua etinia: African, Asian, Coloured, Indian, White, or white/Caucasian

Quer saber .. Já respondi de tudo... Sei lá.. qual é minha etnia. Coloured? Hehehe.
Num sei por que, mas o Edward de Ghana tb não gosta de responder essa questão, ele sempre deixa em branco.

Aborto (Workshop Gênero)

Workshop vai Workshop vem e, se eu entendi a professora não falou nada de novo sobre gênero. Quer dizer nada que eu não sabia. Porém quando ela abriu a constituição da África do Sul, compreendi por que é considerada a constituição da igualdade e dos direitos humanos. Vale a pena comprar uma para dar uma olhada.

Outro ponto alto do workshop foi a discussão a respeito da influência da religião nas questões de gênero. Exemplo:
Eu não tinha entendido direito o que ela disse sobre o Aborto, e perguntei:
“Mas aqui o aborto é legalizado?”... (Com minha cara de espanto pelo avanço)
Ela respondeu – “Off Course” (com uma face de indignação pela pergunta)Heheheheh Pensei sabe quando o aborto no Brasil Católico será aprovado, daqui a uns 50 anos, quem sabe.

PS: Contrariando este post e a propria professora do Workshop, no final de semana passada os brasileiros me disseram que a religiao aqui e' muito influente...
Ao ponto de a Tv cortar quando " My God" e pronunciado.
Conclusao ... heheh sem nenhuma por enquanto

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007


Lembrança -mineraçao ouro




1) Centro de Johannesburg/ 2) animalzinho de ouro

Centro de Johannesburg - Mineraçao Ouro


Centro de Johannesburg
Instrumento de mineraçao do ouro

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Feliz Aniversario !!!!

28 anos na Africa, Quem diria?? ninguem nem mesmo eu... que detinha outros planos..
mas sonhos e planos geralmente nao sao os melhores caminhos.
As vezes 'e necessario seguir o destino.

Me lembro que quando era jovem pensava e planejava sobre os meus 21 anos, em pleno inicio do seculo, no ano 2000. Planejava entrar na faculdade, mas isso foi acontecer apenas dois anos depois. Tudo tem seu momento certo!!!

Por qui estou no meio de um monte de livros, teorias , aulas de ingles.. tudo bem confuso pode acreditar-
Bjs e Feliz Aniversario !!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Mais Fotos agora em Newtown

Dança (finalmente festa noturna)

Inexplicável tem que vir aqui para entender, mas é demais.... Eita povo animado, com um gingado todo sensual misturando com coreografias descoordenadas .. Demais... Os homens tb dançam pelo menos os jovens. Por enquanto fui a duas festas aqui na Universidade. O som era uma espécie de Dance misturado com Rap e umas batidas daqui. Bem interessante, porém um pouco cansativo.

Bom mesmo é ver o pessoal dançando. As coreografias dos homens e das mulheres se parecem com o Rap americano com maior sensualidade, gestos e mímicas no meio da dança também fazem parte. É bem divertido e engraçado.

Para paquerar no meio da dança eles começam a se aproximar e lhe rodear dançando (posso denominar isso de dança do acasalamento? Hehehe...). É necessário ressaltar que não importa se vc não deu a mínima bola, ou seja, nada de sinais preliminares.

Difícil se livrar da insistência um pouco chata, mas nada que o jeitinho feminino não resolva.
Fato curioso até agora não me lembro de ter visto ninguém se beijando ou namorando em locais públicos, nem ao menos casais de mãos dadas.

Brasil fashion

Ei!!! O Brasil tá em alta por aqui, camisa da seleção por todas as partes, bandeira, Parreira na capa dos jornais todos os dias (principalmente por causa do seu exorbitante salário), música brasileira que inclusive eu nunca ouvi tocando nos bares, etc.
Quando digo que sou brasileira, pronto, o sorriso abre e tudo fica mais fácil. Uma pena que meu inglês ainda não ajude.

Ghanenses

Puts, acho que tá na hora de falar sobre os Ghanenses.

Gifit é gente boa, sempre disposta a ajudar. Deixou em Ghana filhos, marido e uma vida estável, padrão classe média. Porém veio aqui para pegar o certificado e voltar para trás, nada mais.

Edward é um típico cara folgado, um pouco machista, cabeça dura e autoritário, porém um bom piadista. No começo eu simplesmente num entendia nada o que ele falava (devido sua pronúncia diferente e rápida). Agora consigo entender o quanto suas idéias são ingênuas beirando o conservadorismo.

Brincadeira a parte, acredito que a recente independência explique um pouco sobre esse povo, mas claro não posso generalizar a partir do meu pequeno conhecimento.
Ontem estávamos escrevendo um texto em conjunto no qual para a minha surpresa ele escreveu:

ECONOMIC LIBERALISATION AND INDUSTRIAL RELATIONS IN PLANTATION AGRICULTURE IN DEVELOPING COUNTRIES: THE CASE OF GHANA AND BRAZIL

Claro argumentei da forma mais delicada possível que Ghana de acordo com a localização internacional de poder econômico dos países é considerado um país pobre (periférico) e o Brasil mesmo com suas desigualdades mais rico (semi-periférico).
Bom ... Num adiantou, ele deixou no texto a similaridade “developing” e ainda incluiu que as mudanças recentes do cenário internacional afetaram ambos os países da mesma forma. Ok, Ok!!, após insistir muito com ele, desisti.

No dia seguinte na aula, ele disse que as dificuldades lingüísticas não permitiram realizar um trabalho mais apurado. Porém obvio o professor lendo o texto e após me ouvir colocou Ghana no seu devido lugar no mundo. Hehehheh. Perco o amigo, mas não perco uma boa discussão.

Fotos do Tour por Soweto


Soweto - Museu do Apartheid

1) Soweto - Foto de Hector Pieterson
2) Memorial Precint and Museum - Memoria dedicado as mortos
na luta contra o Apartheid

Soweto - Museu


Soweto Museu
1) Soweto - Visao Panoramica Soweto
2) Uma das torres da antiga estaçao de energia
1)Soweto -Kliptown's Freedom-Foto da declaraçao aos direitos dos trabalhadores
2) Kliptown's Freedom - Monumento que contem os principos da constituicao
atual da Africa do Sul

Café

Todo dia quando acordo a primeira coisa que me lembro é da saudade do café brasileiro. Acordo gritando. Cadê?? O café daqui parece nescafé, muita água pouco café.... Ok,ok... tem café expresso, mas eu Odeio café expresso. Gosto do coador brasileiro tradicional. Hehehehe.
Outro dia fiquei super feliz quando finalmente encontrei no supermercado filtro de papel para vender..... mas a felicidade acabou rápido, Mandy me explicou que o filtro é para ser usado junto com a maquininha de café. Droga!!!
Bom resolvi fazer café com a “maquininha” tradicional deles.

Foto da “maquininha tradicional”– Utensílio para produzir café aguado.

Ps: Em um dos episódios do Lost vi uma vasilha igual a essa, pelo que entendi isso era usado nos anos 70. Deve ser influência inglesa?!

Terceira Semana

Bom... tempo passa tempo voa.... terceira semana,..... quarta feira.... e nada além das grades do campus. Prisão? Internado? Ok ok ok, vim aqui para estudar... mas passar boa parte do meu fim de semana e das noites da semana dentro do quarto num vai rolar.

Então, decidi me esforçar ao máximo para conseguir um “Intership”em Cape Town (já que não será oferecido intercambio em nenhuma cidade européia). Cape Town é uma cidade turística, não violenta, com hábitos noturnos seguros, praias, etc, etc. aparentemente tudo de bom.... se alguém quiser dicas sobre a África do Sul, sem dúvida recomendo começar a viagem, ou residir em Cape Town.
(Intership é um trabalho voluntário de 7 semanas em alguma organização, relacionada com o meu curso). Lembro do meu chefe brasileiro quando falamos sobre voluntários estrangeiros por poucas semanas.

A pergunta principal foi: O que fazer com eles ?. Meu chefe diria: - De algo para ele fazer, inventa alguma coisa ai..... Ótimo vou para a praia.... pq já terei gastado tempo demais pensando na pesquisa, e nos exames.
Bom...... Decidi. Meu intercambio será num tal de LRS, num sei direito, mas pareceu bem legal e parecido com o meu trabalho... Por último, o escritório dessa organização se localiza em Cape Town.

Imigrantes de outros locais da Africa

Talvez esteja na hora de falar do Zimbábue e da imensa quantidade de imigrantes africanos residentes na África do Sul (imigrantes do Zimbábue, de Ghana, do Kenia, da Nigéria, de Bothusuana, da DRC – hahahahah!!! não sabe o que significa a sigla então pergunta de novo, eles respondem Congo, do Malay – hahhahah !!!onde é isso? Sei lá, caça no mapa, só que sei que se fala francês por lá).

Tb me impressionei com a quantidade de indianos, de pessoas com turbantes ou roupas mulçumanas. Pelo o que entendi, geralmente os indianos fazem parte da elite....Ainda não compreendi como foi a participação deles na época do Apartheid.

“Safe” and “Danger”

Todo momento escuto as palavras “safe” and “danger”, como uma pessoa cautelosa (o que diga de passagem eu não sou) por enquanto simplesmente apenas saí do campus acompanhada e de dia...... Não aproveitei as noites, dizem que é muito perigoso. Isso é um terror, ou seja, péssima noticia para quem tem hábitos noturnos. Minhas companhias, os intercambistas exceto a polonesa, acreditam ser normal o hábito de não sair a noite em nenhum dos dias da semana.
Opa!!!Diferenças culturais!!!!
Ok,, pula essa parte.. pq tb imagino que o ditado “nada que o tempo não resolva” cabe muito bem para esse fato.

No domingo da segunda semana chegou a intercambista do Zimbábue (Zanet) gente boa, minha idade, casada com dois filhos. Engraçado, é um pouco óbvio, mas não custa nada dizer ela se identifica muito com os intercambistas de Ghana... É possível associar esse fato, com a sensação de proximidade e felicidade que tive quando encontrei, na primeira semana, uma chilena.

Noites

As noites...... logo nos primeiros dias percebi que terei péssimas noites em Johannesburg ... caso não encontre boas companhias e dicas... Minha sorte por enquanto é que eu trouxe vários episódios de LOST, assim gasto as noites traduzindo e me entretendo com o seriado. Quando ele acabar.... dancei....

Tb recebo longas ligações do Brasil....Ufa!!!! Viva o Skipe. Quem quiser me ligar fique a vontade – 27-11( ou 27011)- 356-0666, (27 é o código da África do Sul, 11 acredito que seja o código da cidade) geralmente estou neste numero após as 13:00hs no Brasil, 17:00hs aqui (São 4 horas de fuso no horário de verão e 5hs normalmente).

Inglês

Inicio da segunda semana, descobri que meu péssimo inglês servia para sobreviver e, para não ser remetida de volta ao Brasil..... Pore'm, não podia esquecer, meu curso é um mestrado. Necessito compreender as aulas!!!! Isso ja e' um pouco mais complexo...
!!! No começo do curso compreendia de 20% a 30% do que as pessoas em geral falavam (pq os sotaques mudam, e o entendimento tb, ex: Negros tem um sotaque diferente dos brancos, os africanos de outros paises tb tem sotaques que se distinguem, etc).

Atualmente, devo compreender entre 40 a 50%, de uma palestra. Off course, na linguagem do dia a dia me viro muito melhor, a palavra: What? e a frase "Sorry, I don't understand. Can you repeat, please?"... Utilizada duas vezes, pelo menos, ajuda muito... Já a comunicação com a polonesa é boa, afinal o inglês tb é a segunda língua dela.

Universidade

Universidade- Mandy/Foto A Universidade é enorme, super organizada, toda bonitinha, jardins para todos os lados. Lembra as universidades de filmes americanos. Witwatersrand é uma das universidades mais conceituadas da ZA. Com quatro prêmios Nobeis em seu currículo. Sua historia é um pouco sombria, no período do Apartheid apenas brancos estudavam aqui. Considerando que eles representam 13,5% da população e os negros 75%.


Se bobear a universidade tem o tamanho da USP, só que concentrado, sem muitos espaços vazios. Localizada bem no centro da cidade.
Ahhhh .. esqueci de citar!!As universidades na SA ou ZA são pagas e caras. Portanto, devido à imensa desigualdade social, disputando o topo desse ranking com o Brasil, apenas a elite estuda por aqui

(isso remete a situação das universidades públicas do Brasil, a diferença é que o governo paga para os ricos estudarem). Bom, essa discussão é ampla, vou pular.

Quase sempre os brancos por aqui são membros da elite. Conclusão a porcentagem de brancos nessa universidade é maior do que a proporção deles na sociedade e de indianos tb.

A primeira semana, até o presente momento, foi a melhor. Principalmente no final de semana quando fomos para:

Os passeios foram ótimos. Permitiram saber um pouco mais da história deste país. Realmente visitar Soweto foi incrível.
No restaurante de comidas típicas destinado aos turistas em Soweto, sem querer acabei comendo rabada (Mãe??lembrei de vc, hehehe). Pena que não pude saborear perfeitamente, pq infelizmente é impossível comer rabada com garfo e faca. Nome do prato: Oxia, oxitia.... Algo similar...... No mesmo restaurante tb podia pedir uma espécie de buchada, não lembro o nome.

Torneiras

Fato curioso (todas as torneiras por aqui são constituídas por duas, uma quente outra fria)..... Ok, normal! Em Johannesburg faz muito frio no inverno............ Ai... conversei sobre isso com o Edward de Ghana, ele me disse que lá tb existe uma quente e uma fria. Mas em Ghana faz frio? Pensei na Amazônia..... imagina duas torneiras uma quente e uma fria na Amazônia. Conclusão a colonização inglesa faz toda a diferença....

Primeiras impressões

As impressões das primeiras horas foram ótimas. Conheci a polonesa, logo de cara gostei dela. Uma garota européia, cheia de experiências, viagens, mestrado, etc. A cidade de Johannesburg pareceu bem interessante e um lugar ótimo para explorar. No dia seguinte chegaram os Ghanenses (o Edward e a Gift) depois falo mais sobre eles.
Minha hospedagem é no campus da Universidade, acomodação para pós-graduandos. Se comparar com o Crusp, meu quarto é muito melhor. Um dia tiro umas fotos e coloco aqui. Tem uma cama, duas mesas, cozinha, fogão, geladeira, etc.


Chegada em Johannesburg

Pisei no chão, ihhhh!!!! para onde eu vou? Bom.. usei do método que as vezes ainda utilizo, quando não entendo o que tá rolando, simplesmente sigo o fluxo. Ok, peguei as bagagens.... E como combinado... Mandy me esperava exatamente no portão de saída do aeroporto. Ótimo.

Mandy é da África do Sul, visitou o Brasil no meio do ano de 2006, fala um inglês bem rápido e muita coisa ao mesmo tempo (o que dificulta minha compreensão). Ela se considera branca, mas como os brancos aqui são realmente muito brancos, acho que ela é mais parecida com os Indianos, mas ela me disse que num é descendente de indiana. Sei lá.

O que importa é que ela é gente boa. De tão gente boa, às vezes parece enrolada. Porém ela é essencial ao programa. Uma espécie de ponte entre os intercambistas, a cidade, o curso etc. O que mais gosto nela são suas caretas para demonstrar as enormes dificuldades que enfrenta com as burocracias da Universidade.

Mandy é uma espécie de Babá.. deixa ela saber que escrevi isso aqui... Hehehe..
Um dia olhei para ela e pensei... Nossa Mandy como vc se sente sendo nossa Babá? cuidar de um monte de marmanjos, às vezes bem folgados e chatos, ter que cuidar das burocracias dessa universidade e ainda por cima agüentar esse chefe do departamento de sociologia com humor oscilante.
Bom .... passo o pensamento...

Aeroporto e Avião

No aeroporto após as despedidas, primeiro encontrei um brasileiro que conheci no Consulado. Ele tem medo de avião por isso durante o vôo não levantou de sua cadeira e acabei me esquecendo dele. Infelizmente não peguei seu contato, o que seria bom caso consiga o “intership” em Cape Town.

No avião sentei do lado de uma brasileira, que óbvio, para o meu azar não falava bolhufas de inglês. Papo vem papo vai, ela me contou sobre sua relação com um cara do Zimbábue, e suas péssimas impressões da África. (depois falarei um pouco sobre a complicada situação política do Zimbábue).

A Brasileira começou dizendo a respeito das diferenças da comida, depois do ar seco, da pertinente segregação racial, e por fim algo importante ao meu humor, à péssima qualidade do café. Bom .. pensei com os meu botões .. OK... falta a garota jogo de cintura, nada que uma boa interação e comunicação não resolva.

Mas ela tb passou boas dicas. Se vc gosta de Amarula, quando vir para África do Sul em um avião da South Airways não esqueça de pedir, sempre quando o comissário passar, garrafinhas de Amarula. Ela me contou que uma vez, conseguiu voltar para o Brasil com 15 garrafinhas. UAO!!! Depois, verificando o rotulo da Amarula descobri que é uma bebida local, portanto deve ser mais barato aqui. Ps: Ainda não tive a chance de checar se isso é verdade.

Outra coisa, que iniciei a praticar com ela e até hj utilizo, são as mímicas... heheheeh.
A verdade!!! Descobri dentro do avião que eu simplesmente não sabia pronunciar sal ou açúcar ou chá ou milk ou etc, corretamente em inglês. Bom ... Fud.!! Não relaxa daninha, tudo vai dar certo......... Conseguia fazer perguntas básicas, só num entendia respostas maiores do que não ou sim.. mas tudo bem. Hahahaha

Sinais!!

Um dia antes de viajar meu carro foi arrombado, para completar, no caminho do aeroporto de Congonhas, presenciei um acidente de carro nada agradável. Mal sinal!!!! Não, apenas fiquei assustada. Se seguisse sinais ficaria em casa. Os obstáculos são construídos para ultrapassarmos. hehehee

tia e mae - Saudades hehehe


Cumbica - Na Frente - Bia, Gu, Tia teia,
Atras mamae, e reginaldo- Valeu pela força!

Saida

A viagem para Johannesburg foi cercada de dúvidas e expectativas. Primeiro acho que nunca tive muita certeza se realmente o dia de pisar na África do Sul, iria chegar. Provavelmente pelo medo da mudança, mas essencialmente pela falta de habilidade com a língua inglesa. Outro fator relevante são as constantes viagens de trabalho do ano passado que me permitiram sentir um pouco do gosto amargo da saudade de casa e das pessoas queridas.